Eduardo Ramos
Começou neste sábado (25) a vacinação para pessoas com 70 anos ou mais contra a covid-19 com as doses bivalentes. As ações ocorreram das 8h ao meio-dia, no Clube Dores para pedestres e na Loja Havan para pessoas em veículos. Para receber o imunizante, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário de vacinação contra covid-19, que é composto por duas doses de vacinas monovalentes.
A ação
Na oportunidade foram disponibilizadas 1,2 mil doses em cada local. Na terça-feira (14) o município havia iniciado a imunização em pessoas de Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs). Para se vacinar, é necessário também apresentar carteira de vacinação e documento com foto ou CPF. Confira as próximas fases:
Fase 1: pessoas de 70 anos ou mais; pessoas vivendo em instituições de longa permanência (abrigados e os trabalhadores dessas instituições); imunocomprometidos; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas
Fase 2: pessoas entre 60 e 69 anos
Fase 3: Gestantes e puérperas
Fase 4: Trabalhadores da saúde
Fase 5: Pessoas com deficiência permanente
A diferença da dose
As vacinas bivalentes buscam a proteção contra novas cepas do coronavírus, inclusive da variante Ômicron. Assim, essas doses adaptadas, são capazes de imunizar contra mais de uma versão de um vírus de uma só vez. Elas usam a mesma tecnologia das primeiras gerações: RNA mensageiro, que induz o organismo a sintetizar uma proteína e estimula o sistema a combater o novo coronavírus.